LEGISLAÇÃO

terça-feira, 23 de julho de 2013

Porto de Cabedelo


Porto de Cabedelo pode receber investimentos internacionais

O Governo do Estado, por meio da Companhia Docas da Paraíba, pode ser contemplado com investimentos dos Estados Unidos para o Porto de Cabedelo. Uma pesquisa publicada pela Câmara Americana de Comércio adiantou que os investidores americanos estão prospectando negócios em várias em áreas do mercado brasileiro. O levantamento mostra que o setor portuário aparece entre os mais requisitados pelos executivos.


Localizado em posição estratégica, o Porto de Cabedelo se configura como um dos principais centros de distribuição do Norte e Nordeste do Brasil. Com uma movimentação anual prevista para mais de 2 milhões toneladas, o Porto tem operado à frente de grandes polos a exemplo de Recife e Natal. Os números e as boas condições de logística e infraestrutura portuária têm atraído investidores do Brasil e de outros países.


Para o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, o aumento da capacidade de movimentação dos Portos é resultado das intervenções que o Governo Federal tem realizado de Norte a Sul do país. Ainda de acordo com o ministro, o Governo está priorizando este transporte modal devido sua importância na economia brasileira. Na Paraíba, a Secretaria de Portos (SEP) promete investir cerca de 150 milhões de reais no aprofundamento no canal de acesso, deixando com cerca de 13 metros de profundidade. Além disso já existem projetos prontos para expansão e melhoria de toda infraestrutura, dentre elas esta a construção de um novo terminal de múltiplos usos com 102 mil metros quadrados de área para armazenagem. Outro projeto determinante para o desenvolvimento da região será a construção de um terminal de passageiros, que já se encontra em processo de licitação.


Para o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, o estado tem se configurado como um dos que mais cresceram em políticas para investimentos privados, em que mais de 2 bilhões de reais já estão sendo investidos, graças aos incentivos do Governo do Estado. “Se comparada a outros estados do Nordeste, a Paraíba se destaca na abertura de empresas e incentivos para investimentos. Esses atrativos, além da nossa logística, infraestrutura e acessos, são fatores que chamam atenção dos investidores internacionais”, explicou o presidente.


Ainda de acordo com a pesquisa, os empresários americanos demonstraram interesses em investimentos brasileiros, principalmente, pelas perspectivas de crescimento do mercado interno. Nos últimos seis meses, 65% por cento das 92 empresas pesquisadas pela Câmara Americana de Comércio apresentaram interesse em operar no Brasil. Das empresas que já têm vinculo com o país, 89% pretendem ampliar operações ou abrir escritório, destes, 47% querem aportar por aqui já neste semestre.


A pesquisa recolheu informações de empresas automobilísticas; de logística; varejo; bens de consumo; educação; petróleo e gás; tecnologia da informação e comunicações; agronegócios e transporte e turismo.

Redação com Assessoria

http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20130722094838&cat=paraiba&keys=-porto-cabedelo-pode-receber-investimentos-internacionais

Nenhum comentário: