LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Primeira Unidade Básica Fluvial de Fiscalização Metrológica do Brasil é inaugurada no Amazonas



Primeira Unidade Básica Fluvial de Fiscalização Metrológica do Brasil é inaugurada no Amazonas



A unidade foi custeada com recursos federais e será referência em serviços metrológicos por meio fluvial no país

Brasília (28 de junho) – A primeira Unidade Básica Fluvial de Fiscalização Metrológica do Brasil (UBFF) foi inaugurada nesta quarta-feira em Iranduba, no estado do Amazonas. Equipada para realizar atividades de fiscalização metrológica e de avaliação da conformidade por meio fluvial, a UBFF vai oferecer serviços como os de fiscalização em bombas de combustíveis, balanças comerciais, capacetes, brinquedos e extintores de incêndio. Trata-se, segundo o presidente do Inmetro, Carlos Augusto Azevedo, da primeira unidade deste tipo no mundo.

Presente no evento de inauguração, o ministro substituto da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, disse que o MDIC empenha grande esforço em diversas frentes, como o Programa Brasil Mais Produtivo e o Portal Único de Comércio Exterior, para reforçar a confiabilidade do ambiente de trabalho e dos consumidores de produtos nacionais. “A UBFF servirá como instrumento de melhoria da gestão regional e irá atuar positivamente nas verificações e inspeções realizadas, gerando maior segurança para a sociedade local, além de ser um exemplo para o país”, afirmou.

Na cerimônia, Marcos Jorge também destacou o Novo Processo de Exportações do Portal Único de Comércio Exterior que, a partir desta quarta-feira, passa a valer para os modais marítimo e aéreo. “É uma dupla vitória para os operadores que realizam exportações por meio do modal marítimo. Agora, será possível fazer aferição de pesos e medidas e também a certificação de produtos da Amazônia brasileira, pescados e produtos do extrativismo. Isso agregará valor aos produtos da região norte do país”, reforçou.

UBFF

A UBFF conta com laboratórios Pré-Medidos para análise de mercadorias embaladas na ausência do consumidor, como os produtos da cesta básica, e para verificar se o peso do produto corresponde com a informação indicada nas embalagens.

A Unidade também está equipada com um laboratório de saúde, onde serão verificados instrumentos, como termômetros, esfigmomanômetros (medidor de pressão arterial) e balanças médicas; com um laboratório de cronotacógrafo (instrumento que mede velocidade e distância percorrida por veículos), para verificar a caixa preta dos caminhões; e com um Telecentro, para a realização de treinamentos à distância com equipes de técnicos.

As primeiras atividades da UBFF serão desenvolvidas no dia 30 de junho, no município de Parintins (AM). Depois, a Unidade deverá percorrer todo o estado do Amazonas.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC

http://www.mdic.gov.br/index.php/component/content/article?id=2591

Nenhum comentário: