LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 15 de junho de 2016

PORTO SECO DE TERESINA FACILITARÁ A IMPORTAÇÃO POR EMPRESAS


PORTO SECO DE TERESINA FACILITARÁ A IMPORTAÇÃO POR EMPRESAS


Uma das grandes vantagens da construção do Porto Seco de Teresina é a facilidade que as empresas piauienses terão ao importar produtos de outros países. Como dito na reportagem anterior, hoje há uma dependência de 100% com os portos de outros estados, em especial ao porto de Pecém, no Ceará, de Itaqui, no Maranhão, e de Suape, em Pernambuco. Com a conclusão do projeto em solo piauiense, pelo menos a parte burocrática, de armazenagem e distribuição pode facilmente ser resolvida no estado, além de inclusão de novos serviços.


O Porto Seco de Teresina já teve seu projeto iniciado e no momento está em fase de Elaboração do processo licitatório. Serão investidos R$ 8 milhões na primeira etapa que inclui toda estrutura física, recurso já garantido pelo Governo do Estado.

A previsão é que as obras iniciem este ano e esta primeira etapa termine no primeiro semestre de 2017. O terreno de 69.067 m² foi doado pela Prefeitura de Teresina, no Polo Industrial Sul, e facilitará o sistema de importação das empresas piauienses.

IMPORTADOR PIAUIENSE DE PESO

Uma das empresas que mais importam é a Hot Sat. Com mais de 20 anos de atuação no Norte e Nordeste do país, está presente em cinco estados e atua em 15 outros através de representantes. Possui uma importante representatividade no desenvolvimento da região, estando entre uma das maiores contribuintes em arrecadação de impostos (ICMS) no estado do Piauí e emprega mais de 100 colaboradores em todo grupo.

Sede da Hot Sat em Teresina

A Hot Sat importa mercadorias da Ásia há 16 anos, intensificando o volume em 2011 com a abertura do escritório em Xangai, na China. A empresa está sempre entre os maiores importadores do estado do Piauí e Ceará, de acordo com o ranking do MDIC (Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio).

PROCESSO ACONTECE NO PIAUÍ

O 180 conversou com o CEO da Hot Sat, Albuquerque Jr., que explicou como o Porto Seco de Teresina vai facilitar os negócios da empresa. “Para a Hot Sat, a mercadoria virá do porto de Pecém ao Porto Seco via Trânsito Aduaneiro, ou seja, será desembaraçada por fiscais e despachantes aqui no Piauí. Agrada-nos muito o fato de todo o processo de desembaraço acontecer em Teresina, ou seja, isso nos dará uma agilidade enorme na solução de eventuais problemas.”, explicou.

COMO FUNCIONA O TRÂNSITO ADUANEIRO

O regime de Trânsito Aduaneiro é um benefício concedido a importadores e exportadores, que permite o transporte de suas mercadorias de um recinto alfandegado a outro mais vantajoso para o desembaraço da carga, através de vias aéreas ou rodoviárias. É o caso de um importador que escolha desembaraçar sua mercadoria num recinto alfandegado mais próximo de sua matriz, como é o caso da Hot Sat, ou de um exportador que queira realizar tais operações perto dos pontos de saída do país.

ADUANEIRO

O importador/exportador precisa ser habilitado pela Receita Federal para operar suas mercadorias sob o regime de trânsito, e a decisão de trânsito deve ser tomada antes da chegada da carga na zona de desembaraço, para que haja tempo hábil para a operacionalização do fluxo, e custos mínimos para isso. O trânsito aduaneiro pode ser aplicado de acordo com o interesse e a necessidade do beneficiário.

MELHOR CONTROLE LOGÍSTICO

Albuquerque Jr. explica ainda que logisticamente falando, o Porto Seco obrigará a concentrarem toda a sua mercadoria em Teresina, e não mais em estados vizinhos, como por exemplo, o Ceará. “Teremos um melhor controle logístico, fiscal e tributário, pois a distribuição da mercadoria para clientes e filias partirá de Teresina. Além disso, esperamos reduzir muito nossos custos com armazenagem, despacho e capatazia”, disse.

PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL.png

O agente de importação da Hot Sat, Chaves Júnior, explica que o potencial de crescimento e criação de produtos aumenta. “Depois da entrada na China, tivemos suporte total para desenvolver mais produtos e marcas próprias. O potencial de crescimento é enorme, pois a China nos proporciona um leque infinito de negócios. No segundo semestre de 2016 daremos um passo importantíssimo, começaremos a produzir nossos produtos aqui no Piauí, gerando mais empregos e impostos ao estado”, disse.

PORTO SECO - MAIS OPORTUNIDADES

Chaves Junior explica que com o Porto Seco, o estado terá mais ‘modalidades’ de desembaraço: entreposto industrial, entreposto aduaneiro na importação e na exportação, Drawback, DAP (Depósito Alfandegado Público) dentre outros. “O entreposto industrial é um regime aduaneiro interessantíssimo que o porto seco poderá nos proporcionar. Esse regime permite que uma empresa crie uma filial dentro do Porto Seco. Esta fica apta a montar uma linha de produção com o objetivo de agregar aos materiais nacionais, componentes importados com suspensão total ou parcial dos impostos”, explicou.

CHAVES

“Essas opções atrairão muitas empresas de fora a se instalarem no nosso estado gerando empregos diretos e divisas. Além disso, provocará uma volta das empresas locais que tiveram que migrar para outros estados em busca de benefícios fiscais. O Piauí poderá se tornar o maior centro distribuidor da região meio norte, sem dúvidas, fazendo finalmente valer da excelente localização geográfica de Teresina”, concluiu.

Fonte: 180 graus

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/34626-porto-seco-de-teresina-facilitara-a-importacao-por-empresas

Nenhum comentário: