LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

CORREDOR DE EXPORTAÇÃO EM PARANAGUÁ BATE RECORDE HISTÓRICO DE MOVIMENTAÇÃO



CORREDOR DE EXPORTAÇÃO EM PARANAGUÁ BATE RECORDE HISTÓRICO DE MOVIMENTAÇÃO








O Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá alcançou a sua maior marca anual de todos os tempos. Em 2015, foram exportadas 16,14 milhões de toneladas pelo complexo, superando em 1,1% as 15,9 milhões alcançadas em 2012, quando foi atingido o último recorde. Em relação à movimentação de 2014, o aumento foi ainda maior, de 9,1%.


O recorde foi alcançado mesmo com um volume de chuvas 44% superior em relação ao ano anterior e com a paralização parcial de alguns berços para a troca de equipamentos. “Isto reflete o ganho de produtividade que conseguimos imprimir em Paranaguá. Inauguramos quatro novos shiploaders e devolvemos competitividade ao Corredor de Exportação”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.


De março a dezembro do ano passado, foram montados, erguidos e entraram em funcionamento quatro novos shiploaders – equipamentos usados para carregar os navios no Corredor de Exportação. Os equipamentos conseguem carregar com 33% mais agilidade do que os antigos, aumentando a velocidade de embarque de 1,5 mil toneladas por hora para 2 mil toneladas por hora. O investimento foi de R$ 59 milhões.


Além da montagem e substituição dos guindastes, foram realizadas obras de reforma dos berços de atracação do Corredor de Exportação. Mesmo assim, o impacto nas operações foi mínimo.


“O mais importante é que conseguimos modernizar o complexo enquanto dávamos vazão à produção agrícola. Conseguimos atender nossos clientes no momento em que o câmbio e os fatores externos da economia foram favoráveis a eles”, explica o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.


O escoamento da safra de soja foi o produto com maior movimentação. Ao longo do ano, foram exportadas 7,8 milhões de toneladas do grão pelo Corredor de Exportação, o que representa 21% de aumento em relação ao embarcado em 2014. No mais, foram embarcadas 4,8 milhões de toneladas de farelo de soja, outras 3,3 milhões de toneladas de milho e mais 203 mil toneladas de trigo.


Ao longo do ano, o Porto de Paranaguá deu outros sinais de como sua produtividade alcançou um novo patamar. Foram batidos também recordes de movimentação diária e mensal de escoamento de grãos pelo Corredor de Exportação. Em junho, no auge da safra, o completo teve a maior movimentação em um único mês em toda a sua história, com 1,92 milhão de toneladas exportadas Já quase no final do ano, no dia 9 de dezembro, foi a vez de bater o recorde diário, com 51,7 mil toneladas carregadas em um dia em um único berço.


https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/32805-corredor-de-exportacao-em-paranagua-bate-recorde-historico-de-movimentacao?utm_source=newsletter_7699&utm_medium=email&utm_campaign=noticias-do-dia-portos-e-navios-date-d-m-y

Nenhum comentário: