LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Organização Marítima Internacional endurece embarque de cargas sólidas a granel


Organização Marítima Internacional endurece embarque de cargas sólidas a granel


Previstas no IMSBC (Código Marinho Internacional para Cargas Sólidas a Granel), as regras ficaram mais rígidas, sobretudo, para os minérios como o ferro, o zinco, o hidrato de alumínio, o manganês e o carvão.

Isso porque esse tipo de carga pode se liquefazer, o que coloca em risco a segurança da embarcação, além de causar danos ao material transportado. De acordo com Arthur Emílio Macedo, capitão-de-mar-e-guerra da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, quando a carga se liquefaz, o navio fica instável.

Para evitar incidentes, a Organização Marítima Internacional definiu que não será mais possível o embarque de minérios em todo o território nacional sem a apresentação, por parte das embarcações, do certificado de aprovação dos procedimentos para a realização dos testes de conteúdo de umidade e do limite de umidade para transporte. O documento é emitido pela Diretoria de Portos e Costas, da Marinha do Brasil.

A reportagem ainda traz dados sobre as exportações e importações e apresenta uma nova ferramenta que permite avaliar os custos de carregamentos no transporte hidroviário no Brasil.

FONTE: Agência CNT de Notícias/Evie Gonçalves/Thays Puzzi

http://www.portosenavios.com.br/industria-naval-e-offshore/28079-organizacao-maritima-internacional-endurece-embarque-de-cargas-solidas-a-granel?utm_source=newsletter_7473&utm_medium=email&utm_campaign=noticias-do-dia-portos-e-navios-date-d-m-y

Nenhum comentário: