LEGISLAÇÃO

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Gigante chinês, maior porta-contêiner a passar pela costa atraca em Paranaguá



Gigante chinês, maior porta-contêiner a passar pela costa atraca em Paranaguá



O porta-contêineres com maior capacidade de transporte a passar pela costa brasileira atracou no Porto de Paranaguá nesta segunda-feira (9). O navio CMA CGM Tigris tem capacidade de transportar 10.900 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Antes desta embarcação, o navio com maior capacidade a escalar a costa brasileira chegava a, no máximo, 9.600 TEUs.

O Tigris, de 300 metros de comprimento e aproximadamente 50 metros de largura, teve sua construção concluída no final de 2014. Depois de sair de Xangai, a embarcação passou por Hong Kong, Singapura e Santos, antes de atracar em Paranaguá. Agora, ele parte para Buenos Aires e Montevidéu.

No Litoral paranaense, o navio atracou no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) pela manhã e movimentou 1,3 mil TEUs. Em 2014, o porto paranaense teve uma movimentação de contêineres 2% maior do que no ano anterior. Ao longo dos doze meses foram 757,9 mil TEUs movimentados.

Alguns investimentos realizados nos portos paranaenses foram fundamentais para atrair grandes embarcações. Nos últimos três anos, foram feitas três campanhas de dragagem de manutenção para devolver a profundidade original do calado, que permite que grandes embarcações atraquem no Porto de Paranaguá. Com as obras, a profundidade nos berços chega a 13 metros.

“Com este tipo de intervenção, estamos aptos a receber alguns dos maiores navios do mundo, restabelecendo as condições de navegação e elevando a produtividade do porto”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.

INVESTIMENTOS - Nos portos de Paranaguá e Antonina, os investimentos entre 2011 e 2014 somam R$ 511 milhões e a previsão é que ultrapassem R$ 626 milhões até o final de 2016. “Com mais obras e melhorias na gestão, acabaram as filas de caminhões e foi ampliada a capacidade de escoamento. Os investimentos também permitiram a atracação de navios de grande porte”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

O diretor presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, disse que algumas mudanças foram essenciais para as melhorias nos portos. O Estado está concluindo a troca de quatro shiploaders – equipamento que carrega os navios com grãos – e substituindo máquinas de 1970 e 1980. Também foram adquiridos 10 guindaste e estão em andamento as melhorias viárias de acesso ao Porto de Paranaguá.

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