LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 8 de junho de 2018

ABPA



Posicionamento sobre antidumping provisório da China contra o Brasil - carne de frango

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) manifesta seu protesto diante da decisão do Ministério do Comércio da China (MOFCOM) pela aplicação de medidas de tarifas à carne de frango brasileira, como direito antidumping provisório.
A associação reafirma que não há qualquer nexo causal entre as exportações de carne de frango do Brasil e eventuais situações mercadológicas locais.   Os esclarecimentos apresentados pelo setor produtivo e pelas agroindústrias exportadoras deixaram clara a ausência de qualquer possível dano aos produtores e ao mercado chinês.
A entidade considera que a determinação da medida é um retrocesso nas boas relações comerciais construídas por brasileiros e chineses ao longo desta década, bem como na parceria visando à complementariedade na garantia da segurança alimentar da China.  
Apesar de uma potencial retração no desempenho dos embarques em toneladas, o fluxo comercial deverá ser mantido mesmo com a imposição da medida, frente à necessidade e alta demanda do mercado chinês. Em 2017, o país asiático foi destino de 391,4 mil toneladas de carne de frango do Brasil, equivalente a 9,2% de tudo o que o país embarcou no período.
A investigação foi iniciada em agosto de 2017, por solicitação de produtores locais.  O processo conduzido pelo Governo Chinês contemplou, inclusive, empresas que não exportam para o país asiático.
A decisão é provisória.  A medida final será anunciada em agosto deste ano. A ABPA continuará a trabalhar no âmbito do processo, buscando reverter a decisão imposta temporariamente.

http://abpa-br.com.br/noticia/posicionamento-sobre-antidumping-provisorio-da-china-contra-o-brasil-carne-de-frango-2463

Nenhum comentário: