LEGISLAÇÃO

terça-feira, 15 de abril de 2014

Porto de Pecém



Porto de Pecém tem recorde de movimentação em 2014

Terminal portuário teve aumento de 71% no primeiro trimestre do ano


O Porto de Pecém teve novo recorde de movimentação de mercadorias no período de janeiro a março deste ano, com elevação de 71% em relação ao mesmo período do ano passado. Neste trimestre a movimentação foi de 1.8 milhão de toneladas (t), contra 1 milhão de t em 2013. As exportações contribuíram com 369 mil t, com elevação de 111%, enquanto as importações registraram acréscimo de 63% com 1.4 milhão.
A movimentação registrou elevação de 29% no transporte de longo curso e a cabotagem teve variação positiva de 52%, com operações realizadas por 127 navios, o que registra média de 42 mensais.
Nas exportações, os principais produtos movimentados foram minérios e escórias seguindo de combustíveis minerais, leite e laticínios e frutas. Nas importações a liderança ficou com os combustíveis minerais seguindo dos produtos siderúrgicos, minérios e escórias e cimento.
A novidade na exportação de frutas foi o crescimento do volume destinado à Grã Bretanha, que se igualou ao da Holanda, tradicional líder, com participação de 29%, seguindo-se Espanha e Estados Unidos com 13% cada.
As frutas tiveram como origem os estados do Ceará, com 61% e Rio Grande do Norte com 37%, destacando-se a exportação de 12 mil t de melão, três mil de castanha de caju e 1.6 mil de melancia.

http://www.guiamaritimo.com.br/gm_wp/noticias/porto-de-pecem-tem-recorde-de-movimentacao-em-2014/

Nenhum comentário: