LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Brasil prioriza facilitação comercial para ampliar participação no mercado mundial


Godinho: Brasil prioriza facilitação comercial para ampliar participação no mercado mundial

Boston – Estados Unidos – “Há muitas formas de buscar o aumento da participação no comércio exterior e o Brasil pretende ampliar o seu acesso no mercado mundial por meio da implementação de medidas de facilitação comércio”, disse hoje o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Daniel Godinho, em palestra na Universidade de Harvard.

O secretário falou aos estudantes da instituição que o governo brasileiro está empenhado na implementação das medidas previstas pelo Acordo de Facilitação de Comércio estabelecido em Bali, durante Conferência Ministerial realizada pela Organização Mundial de Comércio (OMC), em novembro passado. Para isso, será lançado brevemente o Portal Único de Comércio Exterior, que irá integrar as ações dos 22 órgãos intervenientes das operações de exportações e importações em uma plataforma única de interação com os usuários.

A palestra de Godinho na universidade norte-americana foi precedida pela apresentação do professor Mark Wu, que considerou o Brasil um modelo na elaboração de políticas de combate à pobreza e de desenvolvimento econômico. Neste sentido, o secretário brasileiro mostrou um panorama das transformações econômicas do país e lembrou que, em dez anos, as exportações brasileiras passaram de US$ 100 bilhões para aproximadamente US$ 240 bilhões. Godinho destacou também a importância desempenhada pelo Mercosul neste processo e salientou que as vendas brasileiras para este bloco econômico cresceram mais do que para qualquer outra região do mundo.

No debate que se seguiu à palestra, o secretário teve a oportunidade de expor ainda as suas análises sobre diversos temas. Ele disse que as negociações entre Mercosul e União Europeia estão caminhando bem e que os dois blocos deverão apresentar listas de ofertas brevemente. “Esta negociação poderá resultar em um dos maiores acordos comerciais do mundo e estamos otimistas sobre a possibilidade de sua conclusão em breve”, comentou.

Sobre a Aliança do Pacífico, processo de integração comercial entre Chile, Peru, Colômbia e México, Godinho explicou que não há embasamento nas considerações alegada uma oposição entre este bloco e o Mercosul. “O Brasil possui acordos com todos estes países, em muitos casos com boa parte dos produtos com tarifas zero de importação. Portanto, não há motivos para oposição. Pelo contrário, a Aliança do Pacífico integra ainda mais a região como um todo, objetivo permanente brasileiro, o que será muita boa para o Brasil e o Mercosul”, declarou.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC

http://www.desenvolvimento.gov.br//sitio/interna/noticia.php?area=5&noticia=13102

Nenhum comentário: