LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Liminar garante liberação de insumos no PIM




Liminar garante liberação de insumos no PIM

Cieam consegue liminar para liberação de contêineres retidos por greve de auditores fiscais


Hellen Miranda

hmiranda@jcam.com.br

Após liminar concedida na terça-feira (21) pela 3ª Vara Civel, empresas da Zona Franca de Manaus (ZFM) aguardam que os auditores fiscais da Receita Federal cumpram a determinação e retomem o desembaraço de mercadorias destinadas ou enviadas pelas fábricas no prazo de até oito dias.

A medida foi obtida pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) por conta dos prejuízos causados pela paralisação da categoria às empresas associadas.

Desde o início do mês, auditores estão em greve nacional devido o adiamento do reajuste salarial e aumento da contribuição previdenciária dos servidores.


Foto: Walter Mendes / Jornal do Commercio

O presidente do Cieam, Wilson Périco, esclareceu que o mandado de segurança coletivo, com pedido de liminar, impetrado pela entidade teve o único objetivo de resgatar e resguardar o direito das fábricas de executarem suas atividades. Segundo ele, no mandado de segurança não foi questionado o direito à greve dos servidores.

“Não estamos julgando quem está certo ou errado, apenas asseguramos o direito das empresas de terem a eficiência do serviço público com a conclusão do processo de desembaraço aduaneiro dentro do prazo razoável. Elas pagam seus impostos, geram empregos e tem hoje seu direito sendo impactado por conta da demora”, afirma.

"Somos a região mais fiscalizada do país e não somos contra porque defendemos a legalidade, mas não podemos aceitar a falta de uma infraestrutura para cumprir aquilo que se propõe. Queremos a fiscalização em 100% da atividade, desde que traga serenidade e não prejuízos”, acrescenta.

Périco explicou que as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) importam insumos como partes e peças para manter a produção e para isso, dependem do procedimento de despacho aduaneiro, realizado pelos auditores da Receita Federal.

“Temos hoje um tempo maior de liberação desses insumos, o que provoca atrasos nas linhas de produção e consequentemente um atraso na chegada das mercadorias ao comércio. Um componente que falte, a indústria não consegue produzir”, disse o empresário, ao destacar que os prejuízos são inerentes a atividade de cada empresa.

http://portalamazonia.com/noticias/pim-ganha-liberacao-de-insumos

Nenhum comentário: