LEGISLAÇÃO

terça-feira, 18 de março de 2014

Novo sistema da ABTRA reduzirá espera por liberação de cargas


Novo sistema da ABTRA reduzirá espera por liberação de cargas

A Associação Brasileira de Terminais e Portos Alfandegados (ABTRA) lança neste mês de março, o Pedido de Embarque Eletrônico (PEM-e), que vai diminuir o tempo de espera das filas de caminhões e navios nos principais portos do Brasil.

Hoje, os caminhões que acessam o maior complexo da América Latina, o porto de Santos (SP), aguardam, em média, 36 horas pela liberação da Receita Federal para embarcar cargas de exportação mas com o novo sistema, a expectativa é diminuir a espera para 3 horas.

Com a chegada da supersafra de grãos - que ultrapassará 190 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento - o novo sistema auxiliará na automatização e rapidez para a autorização no embarque dos granéis, e também de veículos, bobinas de aço e celulose.

A ABTRA e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) já estão em negociação para que o sistema de Pedido de Embarque Eletrônico interaja com o Sistema de Agendamento, a fim de otimizar os processos e reduzir tempo e custos para exportador e armador, o que vai representar caminhoneiros menos tempo parados nos terminais à espera da liberação.

“Todo o processo de entrega da documentação do pedido de embarque será solicitado em um único site, parte da Janela Única Portuária. Os exportadores poderão cadastrar os pedidos de cargas e a Receita Federal terá duas horas, nos períodos da manhã e da tarde, para interagir com o sistema”, adianta o gerente de tecnologia da ABTRA, Vander Serra de Abreu.

Além do Pedido de Embarque Eletrônico, a Entidade foi responsável pelo desenvolvimento de outros importantes sistemas amplamente utilizados por empresas do setor, como a Declaração de Transferência Eletrônica (DTe) e o Banco de Dados Comum de Credenciamento (BDCC).

A entidade apoia a Intermodal South America 2014, 2º maior evento do mundo para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior, que acontece em São Paulo (SP), entre os dias 1 e 3 de abril. Na oportunidade, no dia 01 de abril, participa do programa de conferências da feira com o painel “Desafios Estruturais dos Portos Brasileiros” e o case “Janela Única Portuária”, que trará detalhes do PEM-e. O gerente de Tecnologia da entidade, Vander Serra de Abreu, e o auditor, representante da Alfândega do porto de Santos, Antônio Russo Filho, têm presença confirmada

O evento vai reunir os principais players do mercado nacional e internacional, que visa realizar negócios e parcerias, servindo de plataforma para lançamentos, reforço de marca, joint-ventures, vendas e networking. No Brasil desde 1994, a UBM Brazil realizadora do encontro, é a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de feiras.

(A Redação)

http://www.portosenavios.com.br/portos-e-logistica/23189-novo-sistema-da-abtra-reduzira-espera-por-liberacao-de-cargas?utm_source=newsletter_1371&utm_medium=email&utm_campaign=noticias-do-dia-portos-e-navios-date-d-m-y

Nenhum comentário: