LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Comércio Exterior

CNI apresenta agenda para ampliar comércio exterior

Agenda Internacional da Indústria 2018 traz 98 ações prioritárias para facilitar exportações e importações
Agência Brasil
pauta@ebc.com.br
Brasília – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou nesta terça-feira (27) a Agenda Internacional da Indústria 2018, com 98 ações prioritárias para facilitar e desburocratizar o comércio exterior e modernizar a política comercial do Brasil. Segundo a CNI, a seleção de prioridades é resultado de ampla consulta a federações, associações, sindicatos patronais, além de empresas de todos os portes.
No eixo que trata da política comercial, a CNI destaca a importância de concluir o acordo de livre comércio do Mercosul com a União Europeia e ampliar o acordo entre o Brasil e o México. “Ao mesmo tempo, com a costura de novas parcerias comerciais, o Brasil precisa fortalecer seu sistema de defesa comercial, como meio de combater práticas desleais”, ressalta a entidade.
Além disso, para a indústria é preciso implementar medidas de facilitação e desburocratização, como o Portal Único de Comércio Exterior, e aperfeiçoar outras, a exemplo do programa brasileiro de Operador Econômico Autorizado. Segundo a CNI, o atraso e a burocracia alfandegárias têm um custo equivalente a um imposto de 15% na exportação e de 14% na importação brasileira.
https://anba.com.br/cni-apresenta-agenda-para-ampliar-comercio-exterior/

Nenhum comentário: