LEGISLAÇÃO

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Três fatores afetam comércio exterior da China em 2015


Três fatores afetam comércio exterior da China em 2015


O mau desempenho econômico global, os crescentes custos corporativos e a queda dos preços de commodities afetaram o comércio exterior da China neste ano, declarou na quinta-feira um alto funcionário das alfândegas chinesas.


  Yu Guangzhou, chefe da Administração Geral das Alfândegas, disse em uma coletiva de imprensa que nos primeiros 11 meses do ano o comércio exterior da China caiu 7,8% anualmente, a 22,1 trilhões de yuans (US$ 3,4 trilhões), com as exportações perdendo 2,2% e as importações, 14,4%.


  A queda é atribuída principalmente ao ambiente global desalentador, de acordo com Yu.


  As exportações totais do mundo diminuíram 11% anualmente nos primeiros três trimestres, indicam os dados da Organização Mundial do Comércio (OMC).


  A China sofreu o maior impacto, especialmente nas exportações, assinalou Yu, acrescentando que ainda assim rendeu melhor que as outras principais economias, como a União Europeia, Estados Unidos e Japão em termos de vendas para o exterior.


  Além do ambiente global, os crescentes salários da China e a moeda forte aumentaram o encargo dos exportadores chineses e debilitaram sua vantagem competitiva, indicou Yu.


  Fora disso, os preços das commodities continuaram caindo e minaram as importações em 11,2 pontos percentuais e as exportações em 0,7 ponto.


  O funcionário acrescentou que ainda existem pontos positivos e citou uma estrutura comercial melhorada, maiores exportações de alta tecnologia e novas formas de comércio como o e-commerce fronteiriço e o turismo de compras.


  A China continua sendo o país que mais comercia no mundo e aumentando sua participação no mercado global, acrescentou Yu.


(Xinhua)

http://portuguese.cri.cn/1721/2015/12/25/1s209996.htm

Nenhum comentário: