LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Porto de Santos


Controle eletrônico entrará em operação apenas em julho


Fernanda Balbino


Sistema de agendamento diminuiu congestionamentos

O sistema eletrônico de controle do acesso de caminhões ao Porto de Santos, que tem o objetivo de evitar novos congestionamentos durante o escoamento da safra agrícola, só será implantado em sua totalidade no segundo semestre do ano, após o período de maior movimento, no primeiro trimestre. Até lá, as informações sobre a chegada de veículos com destino ao cais santista serão inseridas manualmente ou através de leitores do tipo OCR, que fazem o reconhecimento ótico das placas dos veículos e estão instalados nos terminais.

Apesar do anúncio do Governo Federal de automatizar a chegada das cargas aos portos, na última terça-feira(13), a previsão da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, administradora do Porto de Santos) é implantar todo o sistema de Cadeia Logística Portuária Inteligente (Portolog) apenas a partir de julho. Ele vai monitorar os veículos desde as estradas, com a instalação de antenas e sensores nas rodovias que dão acesso ao complexo marítimo eainda de etiquetas eletrônicas (tags) nos veículos.

O Portolog foi elaborado pela Secretaria de Portos (SEP) para ser implantado em vários complexos marítimos. Ele conta com R$ 115 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC).

Em Santos, o sistema deve ser concluído em julho, pois a Codesp ainda vai abrir a licitação para a aquisição das antenas. O edital deve ser publicado até a próxima sexta-feira(16). A concorrência selecionará a empresa que irá fornecer e fixar esses aparelhos, elaborar seu projeto de funcionamento e desenvolver, por 36 meses, as câmeras e os softwares necessários.

Esta será a terceira vez que a Codesp publicará este edital. Na primeira, em julho passado, o processo licitatório precisou ser suspenso. Dúvidas em relação às exigências e à tecnologia a ser utilizada foram o motivo da revogação. Em dezembro, a estatal publicou novamente o edital. Mas ele teve de ser cancelado por conta de uma questão administrativa, relacionada a sua publicação no site de compras do Governo.

Sistema Pronto

De acordo com o diretor-presidente da Codesp, Angelino Caputo e Oliveira, apesar de a estatal ainda não ter adquirido as antenas, a implantação do sistema não está comprometida. Ele argumenta que o “cérebro” do Portolog já está em fase de execução. A diferença será que, com as antenas, a inserção dos dados dos veículos será feita eletronicamente, conforme o trajeto dos caminhões.

Enquanto a instalação desses aparelhos não acontece, as informações dos veículos são inseridas manualmente (com a digitação das placas) ou através dos leitores OCR dos terminais. “A inteligência está disponível. O que muda é a entrada de dados, que, nesta fase, pode ser feita inserindo ou identificando”, destacou o presidente da Codesp.

Todos os terminais da região vão precisar adquirir equipamentos como câmeras e leitores de caracteres (já presentes na maioria das instalações). A padronização da tecnologia e a comunicação com o sistema já foram definidos pela Autoridade Portuária.

Segundo a SEP, o sistema de controle eletrônico nas estradas realizará um serviço que já é feito nas portarias dos berços públicos do Porto, que contam com sensores OCR. Assim, o atraso na implantação das antenas não impactará o escoamento da safra.

O órgão federal também destaca que o atual processo de controle, que reduziu a ocorrência de congestionamentos no escoamento da safra passada, já contempla o agendamento de todos os caminhõesque acessam o Porto de Santos, independente do tipo de carga. “Nesse sentido, não há que se falar em aumento do risco de congestionamentos, já que o agendamento continuará”, informou a SEP

http://www.atribuna.com.br/porto-mar/controle-eletr%C3%B4nico-entrar%C3%A1-em-opera%C3%A7%C3%A3o-apenas-em-julho-1.424302

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