LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Pacote para o porto Santos deve reduzir filas



Pacote para o porto Santos deve reduzir filas

Brasília - Em relação ao acesso ao porto de Santos, o plano de escoamento prevê a melhoria da fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), melhoria de rodovias (duplicação da BR-060, por exemplo) e o incentivo do uso do modal ferroviário (por meio, por exemplo, da duplicação da ferroviva entre Campinas e Santos). Já a Secretaria de Portos introduzirá, em "fase experimental", um "novo sistema de agendamento e sequenciamento de caminhões". Chamado de Portolog, ele substituirá o atual sistema, chamado SGTC, e deve reduzir o custo da hora parada em até 70%.

Segundo a nota, o novo sistema permitirá, de modo mais eficiente, "antecipar informações sobre o volume de caminhões que se dirigem ao porto, permitindo o melhor planejamento das operações e o tratamento de situações de contingência".

"Essa iniciativa lançada no ano passado deu resultados positivos", disse o ministro da Secretaria dos Portos, Edinho Araújo. Segundo ele, além do porto paulista, o governo também foca ações nos portos da região Norte.

Ainda sobre Santos, Araújo informou que no novo sistema automatizado, todo caminhão que acessar o porto terá sua placa lida com um sistema de câmera, que mandará informações do veículo e da carga. "Assim teremos informações precisas, um raio X diário de todos os caminhões", observou.

Conforme o ministro, um novo pátio também permitirá maior capacidade ao sistema de escoamento da safra agrícola, com cerca de 200 caminhões por vez. "A importância das ações em curso, desse trabalho integrado, é fundamental para o resultado final da agilidade, modernidade e redução de custos", considerou.

Veranico já preocupa produtores de soja Valor bruto de produção agropecuária cresce 2,6% em 2014, para R$ 463,9 bilhões Safra deve atingir 23,6 milhões de sacas Cultivo de café é realizado na maioria dos municípios mineiros No país, previsão é contabilizar 46,61 mi/sacas café neste ano

Espera - A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, afirmou em seu discurso que a espera de produtos nos portos é uma crise enorme para o setor agrícola. No entanto, ela observou que a expectativa, diante de medidas que serão adotadas pelo governo, é de reduzir os custos dessa espera em até 70% em 2015.

Ela afirmou que não existem números consolidados pelos ministérios da Agricultura, dos Portos e dos Transportes para perdas com produtos parados nos portos, disse apenas que são "alguns milhões em
perdas".

(Fonte: Diário do Comercio/AE e FP)

http://www.portosenavios.com.br/portos-e-logistica/27764-pacote-para-o-porto-santos-deve-reduzir-filas

Nenhum comentário: