LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 19 de março de 2018

Relatório aponta caminhos para ampliar competitividade no Brasil


Relatório aponta caminhos para ampliar competitividade no Brasil


Versão brasileira do Competitiveness and Inclusive Growth Lab, do Fórum Econômico Mundial, apresentada hoje, foi elaborada por grupo de trabalho orientado por Conselho Editorial presidido pelo MDIC


(São Paulo, 15 de março) – Desde a recente recessão econômica, o governo brasileiro tem produzido esforços para executar reformas para modernizar políticas e instituições, com o objetivo o aumento da produtividade e a recuperação econômica. Nesse contexto, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e o Fórum Econômico Mundial formaram uma parceria para implementar a versão brasileira do Competitiveness and Inclusive Growth Lab, como parte de uma estratégia ampla para fomentar a competitividade e melhorar o ambiente de negócios.


O relatório foi apresentado hoje, na edição América Latina do Fórum, em São Paulo. As atividades que culminaram no documento foram conduzidas por um grupo de trabalho formado por gestores, técnicos e especialistas indicados e orientados por um Conselho Editorial, composto por representantes dos setores público e privado, e presidido pelo Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge.


O relatório apresenta um diagnóstico sobre quais os principais fatores que afetam negativamente a competitividade da economia brasileira, tendo como base os resultados do Global Competitiveness Index, índice de competitividade global publicado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial.


Com base nesse diagnóstico, foram apresentadas recomendações de iniciativas, divididas nas seguintes vertentes:


Integração às cadeias globais de valor - aumentar o acesso a mercados por meio da expansão da rede de parceiros comerciais e do aprofundamento dos acordos existentes, de políticas de facilitação de comércio e investimentos, e de melhoraria do ambiente tributário para o comércio, inclusive com uma análise e revisão da Tarifa Externa Comum do Mercosul.


Inovação - melhorar a integração das políticas e a coordenação entre centros de inovação. Evitar, ainda, que a inovação seja orientada apenas pelo lado da oferta, e desenvolver um ecossistema focado nas demandas sociais e corporativas por inovação.


Nova geração de políticas públicas - integração sistemática de mecanismos de monitoramento e avaliação às políticas públicas, dando ao governo a capacidade de realocar investimentos nas políticas mais efetivas, e gerando mais transparência e confiança na condução dessas políticas.


Reforma do ambiente de negócios - reformas institucionais e legais para revigorar a competição doméstica e estrangeira. Para esse fim, o relatório examina diversas iniciativas promissoras que já estão sendo implementadas pelo governo.


O Competitiveness and Inclusive Growth Lab – Brazil é uma iniciativa em progresso para lançar e apoiar uma agenda de medidas acionáveis, visando o aumento da competitividade do Brasil. A publicação do relatório, sintetiza o comprometimento de agentes públicos e privados, nacionais e estrangeiros, e dos mais diversos níveis, com a adoção dessa agenda.


Conselho Editorial do Relatório


Presidente


Marcos Jorge de Lima (January–March 2018)

Minister of Industry, Trade and Services


Marcos Pereira (November 2017–January 2018)

Minister of Industry, Trade and Services


Membros


Robson Andrade

Presidente, Confederação Nacional da Industria (CNI)


Carlos Arruda

Diretor-Executivo, Centro de Competitividade e Inovação – Fundação Dom Cabral

Fundação Dom Cabral


Lourdes Casanova

Professora Sênior e Diretora do Instituto de Mercados Emergentes, Cornell University


André Clark Juliano

Chief Executive Officer, Siemens Brasil


Henrique Meirelles

Ministro da Fazenda


Angel Melguizo

CHefe da Unidade de América Latina e Caribe, OCDE


Dyogo Oliveira

Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão


Amure Pinho

Presidente, ABStart-ups


Flavio Rocha

Presidente, Lojas Riachuelo SA


Luiza H. Trajano I. Rodrigues

CEO, Magazine Luiza SA


Sergio Romani

CEO, Ernest and Young América do Sul


Juliano Seabra

Managing Director, Endeavor Brasil


Hugo Flores Timoran

Representante Residente, BID


José Antônio Toledo Vieira

President, Novartis Brasil


Pedro Wongtschowski

Presidente, Ultrapar Participaçoes SA


Saiba mais sobre o relatório clicando aqui.


Assessoria de Comunicação Social do MDIC


http://www.mdic.gov.br/index.php/component/content/article?id=3141

Nenhum comentário: