LEGISLAÇÃO

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Exportações

“Vivemos um proceso de retomada das exportações”, diz diretor de Comércio Exterior da Fiesp

São Paulo – Hora de voltar os olhos para o mundo. Nesse sentido e com o objetivo de estimular as vendas externas dos produtos brasileiros, foi realizado, na última quinta-feira (27), na Fiesp, o Seminário sobre Financiamento à Exportação Brasileira. O evento foi organizado pelo Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da federação,
“Vivemos um processo de retomada das exportações”, disse Thomaz Zanotto, diretor-titular do Derex. “Temos aqui hoje empresas de todos os tamanhos e não só do setor da manufatura”.
Para Zanotto, exportar é como “entrar na academia”. “Você começa e acha que fez uma loucura, mas, depois, percebe como a sua empresa fica melhor”, explicou. “É realmente como entrar em forma”.
“O objetivo agora é colocar o comércio exterior na centralidade das políticas de governo”, explicou Tatiana Rosito, secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex). “Estamos focados na produtividade das empresas”.
Nessa linha, além da produtividade, segundo Tatiana existe uma preocupação com o aprofundamento da inserção internacional, com mais promoção comercial e assinaturas de acordos de cooperação. “Outro ponto importante é o apoio às micro, pequenas e médias empresas que querem exportar, existe um esforço para ampliar o acesso desses grupos à informação”.
Para a secretária, é preciso “quebrar barreiras”. “O maior acesso ao financiamento é fundamental nesse sentido”, afirmou.
Ao longo do seminário, foram debatidos pontos como a visão dos bancos e dos exportadores sobre as principais demandas do setor exportador; o chamado Sistema de Moeda Local (SML); o seguro de crédito à exportação; programas de financiamento e o trabalho do Sebrae  junto às micro e pequenas empresas, entre outros assuntos.
Fonte: Fiesp
http://www.comexdobrasil.com/vivemos-um-proceso-de-retomada-das-exportacoes-diz-diretor-de-comercio-exterior-da-fiesp/

Nenhum comentário: