LEGISLAÇÃO

sábado, 19 de março de 2016

Porto de Santos



Estivadores decidem entrar em greve e querem paralisar o Porto de Santos


Eles querem o repasse do INPC, aumento salarial e de vale refeição.
Paralisação deve acontecer durante 24h, entre segunda e terça-feira (22).



Do G1 Santos

Estivadores pretendem paralisar o Porto de Santos
(Foto: Sérgio Coelho/Arquivo Pessoal)

Os estivadores do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, decidiram entrar em greve, que deve começar na próxima segunda-feira (21). A paralisação de 24h está prevista para começar às 7h. Eles reivindicam o repasse do INPC, aumento salarial, vale refeição e outros adicionais.

Os trabalhadores participaram de uma assembleia, na manhã desta sexta-feira (18), na sede do Sindicato dos Estivadores deSantos, São Vicente, Guarujá e Cubatão, que representa a categoria composta por quase 4 mil pessoas. Segundo o diretor do sindicato, Sandro Olimpio da Silva, os trabalhadores decidiram entrar em greve após não terem as reivindicações atendidas.

"Foi deliberado o estado de greve a partir das 7h da segunda até 7h da manhã de terça-feira. São 24 horas por não estar tendo avanço nas negociações. Queremos o repasse do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), aumento salarial real de 10%, adicionais noturnos, de risco e aumento do vale refeição", explicou.

Segundo o diretor, a última reunião realizada com o Sindicato dos Operadores Portuários Estado São Paulo (Sopesp), que representa os terminais e agências marítimas, foi no início do mês e eles só querem repassar metade do índice para os trabalhadores e nada mais.

A partir das 7h de segunda-feira (21), os estivadores avulsos e vinculados irão se apresentar nos postos de trabalho e a bordo das embarcações. Porém, ninguém irá trabalhar. Ainda segundo o diretor, os operadores portuários foram comunicados da assembleia e também serão informados da decisão da greve ainda nesta sexta-feira.

"Não vai ser movimentada nenhuma mercadoria do Porto de Santos na segunda-feira. Teremos só dois terminais, na Vale, em Cubatão e na Embraport, em Santos, que funcionará normalmente porque fecharam acordos", afirma.

O G1 entrou em contato com o Sindicato dos Operadores Portuários Estado São Paulo (Sopesp), que informou que a Assessoria Jurídica do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), está analisando os fatos e vai entrar com as medidas judiciais cabíveis em defesa dos interesses do segmento empresarial dos Operadores Portuários do Porto de Santos.

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2016/03/estivadores-decidem-entrar-em-greve-e-querem-paralisar-o-porto-de-santos.html

Nenhum comentário: