LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 23 de março de 2016

Em tempos de crise, exportar para crescer


Em tempos de crise, exportar para crescer

Walmir Soller
O ano de 2015 foi desafiador para o setor empresarial, e 2016 não será diferente. Dados da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) apontam que a produção física caiu 9,3% de dezembro de 2014 a novembro de 2015, enquanto a indústria geral caiu 7,7% no mesmo período. O mercado brasileiro está encolhendo e não há expectativa para retomada no curto prazo. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as vendas de veículos recuaram 26,6% em 2015, voltando ao mesmo nível de 2007, enquanto a produção teve queda de 22,8%. E as projeções para 2016 indicam uma retração de 7,5% nas vendas e alta de, apenas, 0,5% na produção. Ainda que cenários otimistas apontem para recuperação no segundo semestre, com um mercado interno instável, o setor de transformação de plástico precisa apostar em novas estratégias.
A exportação é uma séria alternativa, potencializada pela desvalorização cambial. E a saída está muito próxima, nos países vizinhos e membros do Mercosul. Há também a nova arrancada industrial dos EUA, com oportunidades atrativas para segmentos como o de polipropileno. O transformador, entretanto, precisa estar capacitado para atender às exigências de qualidade e de demanda. Há muitas iniciativas voltadas para promover o desenvolvimento dessa indústria, como o Plano de Apoio à Cadeia do Plástico (PICPlast).
Existem também plataformas para facilitar o acesso ao comércio exterior, como o Programa de Capacitação em Negócios Internacionais do Think Plastic. Entre as empresas participantes, as exportações cresceram 6,2% em 2015. O transformador que desejar ter sucesso fora deve pensar em arranjos industriais diferentes e a busca de sócios ou parceiros no exterior para aportes em tecnologia ou facilitar o acesso a outros mercados. Há também uma grande oportunidade para inovação. O contexto econômico mudou, e a fórmula que funcionou até agora não dará mais os mesmos resultados. Está na hora de mudar e buscar novas soluções para seguir crescendo.
Diretor do Negócio de Polipropileno da Braskem
http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2016/03/opiniao/488430-em-tempos-de-crise-exportar-para-crescer.html

Nenhum comentário: