LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Eldorado aposta no uso de contêineres para exportação de celulose


Eldorado aposta no uso de contêineres para exportação de celulose


Uma das maiores exportadoras de celulose do país, a Eldorado Brasil aposta no uso de contêineres para fazer embarques aos Estados Unidos, Europa e, principalmente, Ásia. Atualmente, cerca de 90% do volume produzido pela empresa é destinado ao mercado internacional.

Seguindo o mercado de celulose, a estratégia inicial de logística comercial da companhia previa a realização de apenas 7% das exportações por meio de contêineres, sendo o maior volume embarcado por meio de breakbulk (quando a carga é transportada solta e em volumes individuais). Com a nova estratégia de transporte marítimo, hoje a produção se divide meio a meio entre os dois sistemas, algo inovador para o setor.

Os preços mais atrativos na comparação com o breakbulk foram fatores decisivos para a Eldorado mudar a estratégia e investir na utilização de contêineres. “Otimizamos o transporte de cargas e também os custos. Além do valor atrativo de transporte, o embarque por container tem como vantagem a flexibilidade na distribuição do produto, já que conseguimos atender a um maior número de clientes que demandam um menor volume de celulose”, afirma Flávio da Rocha Costa, gerente geral de Logística.

Hoje a Eldorado é a quarta maior embarcadora de contêineres do Brasil, exportando de 25 mil a 30 mil unidades por ano. Para a operação, a empresa conta com parceiros nos portos de Santos (SP), Paranaguá (SC) e Itapoá (SC). Só na Ásia desembarca, pelo sistema, em mais de 30 portos diferentes.

Terminal próprio

Para viabilizar o transporte por breakbulk, a Eldorado inaugurou, em junho de 2015, um terminal próprio no porto de Santos. Com uma área de 9.500 m2, o local está equipado com o que há de mais moderno em tecnologia de manuseio de carga e movimentou mais de 740 mil toneladas de celulose em seu primeiro ano de operação.

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/36016-eldorado-aposta-no-uso-de-conteineres-para-exportacao-de-celulose

Nenhum comentário: