LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 23 de maio de 2016

“SOLAS REGULATION – CONTAINER WEIGHING”



Nova regulamentação para pesagem e manuseio de contêineres impõe replanejamento operacional

escrito por Rodolfo Silva e publicado no site da Genoa http://genoads.com.br/
A partir do dia 1º de julho de 2016 começam a vigorar as novas regras SOLAS (Safety of Life at Sea) estabelecidas pela IMO (International Maritime Organization), sob o título “SOLAS REGULATION – CONTAINER WEIGHING”.
Tais regras exigirão a verificação do peso de todos os contêineres carregados, antes dos mesmos serem içados aos navios. Isto porque, contêineres carregados e com pesos mal aferidos podem originar um plano de carga do navio inadequado, colocando em risco a embarcação e seus tripulantes.
Para os terminais de contêineres brasileiros isso trará inúmeras consequências à operação em terra. Atualmente, a operação padrão é de pesagem de apenas uma amostragem dos contêineres carregados para verificação de valores informados de peso. Esta mudança, se de fato entrar em vigor, exigirá que a maioria dos terminais redimensionem muitas de suas operações, atentando-se a:
* Replanejamento dos fluxos internos;
* Redimensionamento do número de recursos balanças;
* Gerenciamento de possíveis filas internas;
* Redimensionamento do número de caminhões por terno;
* Possíveis adaptações de bolsões internos, entre outros fatores.
Para realizar essas avaliações, modelos de simulação são as melhores ferramentas disponíveis para o operador portuário. Através da simulação, pode-se inferir diversas consequências das novas práticas operacionais exigidas pela IMO.
Nesse sentido, em 2016 a Genoa desenvolveu um modelo de simulação para terminais de contêineres para avaliar a viabilidade técnica-financeira de intervenções e obras nos empreendimentos. O objetivo principal é dimensionar a capacidade máxima de movimentação de terminais, simultaneamente à determinação de seu nível de serviço oferecido aos usuários de diferentes tipos. 
O modelo identifica as restrições e gargalos operacionais, propondo novos dimensionamentos aos equipamentos internos de movimentação e indicando necessidade de melhoria em diversos processos operacionais dos terminais.


www.interface.eng.br | boletim@interface.eng.br

Nenhum comentário: