LEGISLAÇÃO

terça-feira, 5 de abril de 2016

Argentina desponta como saída para os exportadores brasileiros



Argentina desponta como saída para os exportadores brasileiros


CARLOS CARRION/AFP/JC
 Macri está gradualmente eliminando barreiras às importações
Macri está gradualmente eliminando barreiras às importações
A Argentina se tornou "a queridinha" da vez. País que, até recentemente, estava com a economia em frangalhos e sem acesso ao crédito internacional, agora ressurge como possível tábua de salvação para as vendas brasileiras de manufaturados. Com indicadores econômicos começando a melhorar, a expectativa é de aumento do consumo, o que pode beneficiar as exportações brasileiras. De olho nesse mercado, empresários paulistas já programam uma visita ao país vizinho no segundo semestre.
"Nossa expectativa é que a Argentina tenha um crescimento econômico que se transforme em importações. O mundo todo hoje passou a ver os vizinhos como um grande mercado", afirma José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). Para Dante Sica, ex-secretário da Indústria da Argentina, diretor da consultoria Abeceb, se o momento da relação bilateral entre brasileiros e argentinos fosse um filme, o título seria "Redescobrindo a Argentina". Sica viaja ao menos cinco vezes por ano ao Brasil, onde se reúne com empresários. "Em minha última viagem, em março, me senti o cara mais invejado do planeta. Em reuniões onde antes iam cinco empresários, encontrei 60. Para o empresário brasileiro, nada é mais importante que seu próprio mercado. Mas esse mercado está em crise e, nesse contexto, ele voltou a descobrir a Argentina. Não seremos a tábua de salvação de ninguém, mas com certeza, neste ano, a tendência de queda do comércio vai se reverter, junto com a de retração de nossa economia", disse. A reativação do vínculo bilateral, na visão dos argentinos, significará também a chegada de investimentos brasileiros ao país. A equação é simples: o Brasil quer aumentar suas exportações, e a Argentina quer mais investimentos brasileiros.
O presidente da Argentina, Mauricio Macri, está, gradualmente, abrindo a economia argentina, eliminando barreiras a importações, retornando aos mercados internacionais. No Fórum Econômico Mundial de Davos, em fevereiro, o presidente argentino foi um dos destaques, junto com o premier do Canadá, Justin Trudeau. Desde a eleição, Macri já recebeu o premier da Itália, Matteo Renzi, o presidente da França, François Hollande, e o presidente dos EUA, Barack Obama. Na ocasião, Obama chegou a declarar que Macri deve ser um exemplo para a região.
O contraste com o Brasil é gritante: governo novo, mudança de perfil político, acordo com os "fundos abutres" e o Fundo Monetário Internacional (FMI). Enquanto isso, o Brasil amarga uma profunda crise político-econômica. Para Carlos Abijaodi, diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), ainda há muito a fazer para que a Argentina se recupere.
Mas há um ambiente novo para o setor empresarial, trazido por uma equipe de governo que, a seu ver, busca o diálogo com o setor privado. "Isso pode ajudar o Brasil, que precisa de parceiros fortes para conseguir se recuperar neste período em que a indústria está debilitada e com poucas perspectivas.
Rubens Barbosa, presidente do Instituto de Relações Internacionais e de Comércio Exterior (Irice), esteve em Buenos Aires. Conversou com representantes do governo e dos empresários e percebeu que o clima é positivo. Contudo, avalia que a recuperação deve demorar um pouco. "Apesar das dificuldades, o que aconteceu na Argentina foi a volta da confiança. As palavras-chave são confiança no novo governo e credibilidade das políticas que forem implementadas", afirmou.
http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2016/04/economia/491378-argentina-desponta-como-saida-para-exportadores-brasileiros.html

Nenhum comentário: