LEGISLAÇÃO

terça-feira, 3 de março de 2015

Porto do Recife



Dragagem do Porto do Recife terá estudo de viabilidade

A dragagem do Porto do Recife está mais próxima. Os projetos que viabilização da obra serão elaborados, sem custos, por conta de uma parceria entre o porto e Instituto Nacional de Pesquisas Hidrográficas (INPH), ligado à Secretaria de Portos da Presidência da República, de acordo com informações da assessoria de imprensa do porto. Os projetos também incluem as sinalizações náuticas, das áreas internas e canal de acesso, do Porto do Recife.

O porto foi contemplado pelo Programa Nacional de Dragagem 2 (PND2) que será realizado com recursos da União, mas caberia ao Porto do Recife a apresentação dos projetos necessários, os quais poderiam chegar a custar até R$ 3 milhões, caso fossem elaborados por empresas de consultoria particulares, conforme a assessoria.

Em visita ao Instituto Nacional de Pesquisas Hidrográficas, no Rio de Janeiro, o presidente do Porto, Olavo de Andrade Lima, e comitiva, garantiu o apoio técnico e a elaboração dos projetos de melhoramentos e adequação de toda a infraestrutura aquaviária do Porto do Recife.

"Apresentamos aos técnicos do INPH um estudo preliminar, feito em conjunto com a Praticagem e a Capitania dos Portos, o qual mostra a situação de navegabilidade no Porto do Recife e a equipe comandada pelo diretor do instituto, Domenico Acetta, colocou-se à disposição para realizar todos os estudos, projetos, termo de referência e edital para que a SEP (Secretaria de Portos) possa realizar a licitação", disse Olavo de Andrade Lima, presidente do Porto do Recife.

Dentre os estudos que serão feitos pelo INPH para compor o projeto, o termo de referência e o edital de licitação, estão: a readequação das bacias de manobra, um novo canal na bacia de Santo Amaro, a implantação de fossos de retenção de assoreamento, propostas e simulações com modelagem física e matemática para diminuir as restrições operacionais do porto e aumentar a sua capacidade comercial na atração de novos negócios.

"Se tudo correr como combinado recuperaremos a profundidade do nosso canal de acesso e dos berços de atracação para 12 metros (hoje eles variam entre 11 e 8 metros); ampliaremos a área de manobra para 550 metros de diâmetro (hoje ela tem 450 metros)", explica o presidente.

O Instituto começará os trabalhos no Porto pela batimetria que é um retrato das variações das profundidades. Os técnicos devem passar cerca de 10 dias fazendo estudos no Porto do Recife.


PND2

Foi lançado em 2012 pela Presidência da República. Integra o Programa de Investimento em Logística - Portos (PIL-Portos) e prevê o aprofundamento e posterior manutenção das profundidades atingidas nos canais de acesso, bacia de evolução e, também dos berços, em contratos de longo prazo e possibilidade de contratação em blocos, para garantir o ganho de escala. Estão previstos R$ 3,8 bilhões de investimento em dragagem de manutenção nos próximos dez anos em diferentes portos do país, de acordo com informações da SEP.


http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2015/03/02/internas_economia,563775/dragagem-do-porto-do-recife-tera-estudo-de-viabilidade.shtml

Nenhum comentário: