LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Porto de Imbituba entra na rota de navios gigantes vindos da Ásia


Porto de Imbituba entra na rota de navios gigantes vindos da Ásia



O Porto de Imbituba, no Sul catarinense, entrará para a rota dos navios gigantes vindos da Ásia. A chegada oficial do navio Capitão San Juan, com mais de 330 metros de comprimento, está programada para esta terça-feira (5).


Porto de Imbituba receberá embarcações gigantes nos próximos dias - Julio Cavalheiro/Arquivo Secom


Esta será a primeira escala semanal no porto dentro da nova linha de longo curso, sempre com navios gigantes. Ao todo, serão 13 navios de cinco empresas: Hamburg Sud, Hapag-Lloyd, Hyundai, NYK e ZIM. O trajeto completo demora cerca de 90 dias, saindo de Busan, na Coreia do Sul, e passando por países como China, Singapura, Malásia, Argentina e Uruguai, além do Brasil, antes de retornar para Coreia do Sul. No total, serão 19 portos atendidos. Em Santa Catarina, os navios atracarão em Imbituba e Itapoá.


Administrado pela SCPar Porto de Imbituba, subsidiária da SC Participações e Parcerias, do Governo do Estado, o Porto de Imbituba entrou na escala diante de suas tarifas competitivas e da profundidade de acesso marítimo, com destaque para dois berços de atracação com 15 metros, a maior entre os portos públicos do Sul do país e uma das maiores do Brasil.


O diretor presidente da SC Par, Gabriel Ribeiro Vieira, explica que a capacidade do Porto de Imbituba é para receber até 500 mil TEUs (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés) por ano e a expectativa da administração é que apenas a nova linha movimente cerca de 70 mil TEUs por ano.


Desde que passou a ser administrado pelo Governo do Estado, em 2012, o Porto de Imbituba tem apresentado crescimento expressivo. O resultado de 2016 ficou marcado pelo maior índice de movimentação desde o início de suas operações. Ao longo do ano passado, o porto movimentou 4.803.186 toneladas, um crescimento de mais de 40% em relação ao desempenho de 2015.


Dados do navio Capitão San Juan:


Largura: 48,40m

LOA (comprimento) 331m

Altura: 69,08 m

Tripulação (contando o comandante): 24 pessoas

Bandeira (onde foi registrado): Alemanha

Ano de construção: 2015

Peso total: 123.101 toneladas

Local de fabricação: Coreia do Sul


Fonte: ND Online

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/40390-porto-de-imbituba-entra-na-rota-de-navios-gigantes-vindos-da-asia

Nenhum comentário: