LEGISLAÇÃO

terça-feira, 30 de maio de 2017

A importância de conhecer o fluxo de exportação




A importância de conhecer o fluxo de exportação

A importância do conhecimento do fluxo de exportação pelas empresas que atuam no comércio exterior é fundamental para o sucesso e longevidade organizacional, já que evita gastos de tempo e dinheiro desnecessários. E isso, em época de crise, é sinônimo de continuar com as portas abertas.
A importância do conhecimento do fluxo de exportação pelas empresas que atuam no comércio exterior é fundamental para o sucesso e longevidade organizacional, já que evita gastos de tempo e dinheiro desnecessários. E isso, em época de crise, é sinônimo de continuar com as portas abertas.

Desde as indústrias mais sofisticadas até o produtor artesanal, o conhecimento do fluxo de exportação é o requisito mínimo para quem não quer ser enganado ou que deseja ter maior controle dos negócios.

E o que significa esse tal fluxo?

Pois bem, o fluxo de exportação se constitui das etapas pelas quais uma organização produz/presta serviços de determinado produto e os trâmites necessários para conseguir exportar. Tomando pelo mais básico, temos três etapas que são: pré-exportação, exportação e pós-exportação.

A pré-exportação consiste nos passos iniciais para habilitar a empresa, o cadastro adequado nos órgãos competentes, bem como a adequação de seu produto/serviço para exportação. Resumindo, é a pura pesquisa e atualização constante dos cadastros e certificações adequados aos mercados estrangeiros. As organizações, independente de terem ou não começado como exportadoras, precisam estimular seus colaboradores e a própria alta direção à buscar por informações atuais constantemente, para não caírem no fracasso. Vale a pesquisa nas mais diversas ferramentas, seja internet ou outros meios.

Por incrível que pareça, ainda existem muitas organizações que, ao começarem as atividades, num ímpeto de seus fundadores, esquecem-se do quão relevante é a pesquisa e aprendizado, tendo como consequência, o excesso de gastos com a correção ao invés da prevenção de problemas. Nesse caso, para salvar ou minimizar tais efeitos, vale o uso das ferramentas que a Administração e outras matérias correlatas disponibilizam para todos.

Prosseguindo, após as devidas ações para regularização empresarial e dos produtos/serviços, chega o momento da exportação em si, o qual envolve o operacional propriamente dito. Entretanto, é indispensável que a organização invista no preparo de seus profissionais ou contrate quem tem experiência e especialidade na área, já que envolve inúmeros detalhes para sua execução.

Basicamente, para exportar é preciso que ocorra a devida tramitação de documentos (geralmente feita por despachantes aduaneiros ou empresas comissárias de desembaraço); a contratação ou aquisição de meios de transporte adequados ao produto (aviões, caminhões e navios); e os pagamentos devidos pelas partes (exportador/importador/prestadores de serviços). Não é a intenção deste artigo aprofundar excessivamente todos os detalhes e, sim, ressaltar o fluxo e quão importante é conhecê-lo.

Neste momento, chegamos a um ponto super relevante na cadeia logística, o pós-exportação. Um bom administrador, líder, CEO ou conhecedor de mercado, sabe que o pós-venda é fundamental para fidelização dos clientes e não é diferente na exportação.

Quando uma venda (e aqui entenda-se que exportar é vender) é bem feita, o cliente tende a contratar novamente e, além disso, recomendar àquela empresa que o fez. O cuidado nas etapas anteriores do fluxo garante uma boa execução dos serviços, salvo situações de sinistros ou eventos inesperados que impeçam a boa ocorrência de uma exportação. Além do que, no mercado internacional, a exigência às adequações é rígida e o tal “jeitinho brasileiro” não funciona.

Portanto, planejamento e transparência, comprometimento e efetividade, são deveres das organizações que intencionam ou já estão atuando no mercado internacional. O conhecimento do fluxo de exportação é de suma importância para o sucesso de qualquer uma que almeja ir além do mercado interno.


http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/a-importancia-de-conhecer-o-fluxo-de-exportacao/104893/

Nenhum comentário: