LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

MDIC divulga estatísticas de comércio de serviços do Siscoserv



MDIC divulga estatísticas de comércio de serviços do Siscoserv

A Secretaria de Comércio e Serviços (SCS/MDIC) publicou nesta quinta-feira (11) as estatísticas do comércio exterior de serviços de 2015, tendo por base os dados do Siscoserv (Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços e Intangíveis).


Como o comércio exterior de serviços possui o potencial de impactar a competividade de toda a economia brasileira, a SCS/MDIC tem buscado inovar nos produtos que está disponibilizando para a sociedade para contribuir cada vez mais com a oferta de instrumentos de inteligência comercial que possam facilitar uma maior identificação de oportunidades e mercados para as empresas brasileiras.


Como inovação, está sendo disponibilizada uma versão bilíngue (português/inglês) do Panorama do Comércio Internacional de Serviços do Brasil e o Panorama do Comércio Bilateral do Brasil com os demais países da ALADI, em português e espanhol. O Panorama é uma publicação objetiva, tradicional da SCS, que resume os principais dados do comércio exterior de serviços brasileiro, incluindo a performance dos estados da federação, além de uma visão geral do panorama mundial e do setor de serviços no Brasil.


Outra novidade é a publicação dos Perfis Bilaterais de Negócios em Serviços em inglês, uma edição especial dos países da ALADI em português e em espanhol. Até o ano passado a publicação estava disponível apenas em português. Os Perfis Bilaterais exploram a pauta exportadora do Brasil com seus principais parceiros comerciais e com alguns Blocos Econômicos, contribuindo para ampliar as informações disponíveis sobre o intercâmbio comercial em serviços e intangíveis do Brasil.


O Secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, destaca o compromisso permanente da Secretaria de buscar contribuir com a inteligência comercial do setor de serviços. “Esperamos que os dados divulgados e as publicações que elaboramos com empenho possam ser efetivamente úteis à sociedade. Nós acreditamos na relevância do setor de serviços e estamos permanentemente comprometidos em contribuir para a melhoria de sua competividade e produtividade. A publicação das estatísticas do Siscoserv é mais uma iniciativa neste sentido”. Maia destaca ainda a importância de se ter informação sobre o comércio exterior de serviços para o subsídio das negociações internacionais em curso, bem como para a calibragem das políticas públicas para contribuir para a alavancagem do setor.

As estatísticas, bem como as referidas publicações estão disponíveis no link abaixo:

http://www.mdic.gov.br/comercio-servicos/estatisticas-do-comercio-exterior-de-servicos/717-estatisticas-do-comercio-exterior-de-servicos-2015

A SCS/MDIC espera que as estatísticas do comércio exterior de serviços de 2015, tendo por base os dados do Siscoserv, possam servir como fonte de informação para todos os atores que atuam no comércio exterior, sejam eles entidades do setor público, associações representativas do setor privado, empresas ou acadêmicos. As publicações são mais um esforço da Secretaria para contribuir com a criação de conhecimento e análise de informações que agreguem valor para a tomada de decisão tática e estratégica.


Assessoria de Comunicação Social do MDIC

http://www.mdic.gov.br/component/content/article?id=1750

Nenhum comentário: